21 JAN 2021
SAAE

O SAAE Itaguara orienta que objetos e resíduos descartados incorretamente nos ralos e vasos podem prejudicar as tubulações da sua residência e causar entupimento na rede de esgoto.

Materiais inadequados – fio dental, preservativos, absorventes, papel higiênico, restos de comida, óleo de cozinha, pelos e fios de cabelo – descartados em ralos e vasos podem ficar presos durante o caminho e causar obstrução do cano.
Jogar restos de comida e óleo de cozinha no ralo é um exemplo corriqueiro do que NÃO SE DEVE FAZER. Óleos formam crostas que grudam nas paredes das tubulações certamente vão causar problemas.

Rede geral de esgoto entupida provoca transbordamento em vias públicas, contaminação do meio ambiente, proliferação de pragas e transmissão de doença à população. Além do prejuízo financeiro para a cidade, que banca as despesas do desentupimento que poderia ser evitado.

CUIDADOS
- Devem começar dentro da residência;
- Ao lavar a louça raspe todo o resto de alimento no lixo;
- Nunca jogue o óleo na pia. Após utilizado, coloque numa garrafa pet e encaminhe para a coleta adequada;
- Ao pentear o cabelo ou fazer a barba retire os fios caídos na pia e coloque no lixo;
- Após o banho, retire os fios de cabelo que possam ter ficado no ralo e deposite no lixo;
- Coloque peneirinhas em todos os ralos das pias da casa. Eles vão barrar a grande maioria de resíduos que queiram se infiltrar no esgoto;
- No quintal, tenha cuidado na hora de varrer poeira e folhas próximo dos ralos. Se tiver animais, procure sempre pegar os pelos da calçada, para que não entrem no ralo.

#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos #PrefeituraMunicipal #ItaguaraMg #MinasGerais
2021-2024