11 DEZ 2018
ARENA ITAGUARA PRONTA

A Administração 2017/2020 tem o orgulho em informar à população que a Arena Itaguara está pronta para ser reaberta. A atual gestão tomou medidas importantes para que as obras fossem feitas e realizadas com todas as especificações técnicas necessárias para aprovação de utilização pelos órgãos competentes.

Quando a atual gestão assumiu, as obras na arena não haviam sido concluídas e nos deparamos com o projeto de Proteção e Segurança contra Incêndio e Pânico (PSCIP) aprovado junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no Centro de Atividades Técnicas, em Belo Horizonte, mostrando-se inadequado diante do alto custo das intervenções que seriam necessárias para executá-lo completamente. Para o cumprimento do objeto do Contrato de Repasse, uma das condições era a apresentação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A Prefeitura preparou todo um cronograma para que você cidadão possa entender como as ações da administração municipal foram feitas, para que todo o trabalho fosse finalizado por completo.

Ações tomadas:
• Contratou-se uma empresa especializada no serviço e foi apresentado novo PSCIP para aprovação, desta vez no 2º Pelotão de Bombeiros Militar, em Itaúna, uma vez que a competência de atendimento ao nosso Município passou a ser neste pelotão. Tal projeto foi aprovado em 15 de setembro de 2017.
• Reprogramou-se o Contrato de Repasse junto à CAIXA/GIGOV Divinópolis com o objetivo de utilizar os rendimentos em conta para execução das instalações PSCIP.
• Foi realizada licitação pública para contratação de empresa para execução das instalações PSCIP, assim como para execução de pequenos reparos e revitalização da pintura interna e externa.
• As Ordens de Serviços foram emitidas em 29 de junho de 2018 e os serviços foram concluídos no início deste mês.
• Foi realizada vistoria pelo 2º Pelotão de Bombeiros Militar/Itaúna no dia 30 de novembro e foi emitido o AVCB.
• A última vistoria pela CAIXA/GIGOV Divinópolis foi realizada em 06 de dezembro, tendo sido considerado cumprido o objeto do convênio.

Até o momento, a Arena Itaguara recebeu o investimento de R$ 152.866,20, sendo que R$ 57.667,44 são recursos próprios. Mostrando a importância que a administração tem com o esporte e a responsabilidade com áreas de uso coletivo.

Melhorias promovidas na edificação:
• Regularização junto ao Corpo de Bombeiros (AVCB), com a implantação de medidas de proteção e segurança contra incêndio e pânico:

- Adequação dos guarda-corpos e instalação de corrimãos;
- Alargamento das escadas das arquibancadas e da largura de passagem das rotas de fuga laterais;
- Substituição de todas as portas por novas no sistema antipânico;
- Instalação de luminárias de emergência;
- Instalação de extintores de incêndio;
- Instalação de sistema de alarme contra incêndio e pânico;
- Instalação de placas de sinalização;
- Demarcação dos assentos nas arquibancadas.
- Instalação de pingadeira na face externa dos cobogós, com a finalidade de evitar o desgaste da pintura.
- Reparos em diversos pontos da edificação para solucionar problemas de infiltração.
- Solução do problema de refluxo de esgoto em um dos vestiários.
- Garantia das condições de acessibilidade (dentro do possível, às arquibancadas e aos banheiros).
- Reforço da pintura de demarcação da quadra.
- Revitalização de toda a pintura interna e externa.

“Nós fizemos um trabalho por completo na Arena Itaguara, que a partir de agora poderá receber novamente toda a população. Queria desde já, agradecer a cada pessoa que trabalhou no poliesportivo e dizer à população que na medida do possível vamos seguindo com o nosso cronograma, com a garantia de que estamos fazendo o melhor para nossa Itaguara. É um presente para a população a entrega da Arena Itaguara, que nas comemorações dos 75 Anos da cidade recebe novamente um local multiuso adequado e aprovado pelos órgãos competentes.” Destaca o Prefeito Donizete Chumbinho.

O poliesportivo através da Lei Nº 1.691, de 19 de novembro de 2018 passa a denominar-se: ARENA ITAGUARA RUI ALBERTO LARA. Uma homenagem da administração municipal ao ex-prefeito do município, reconhecendo os relevantes serviços prestados a população itaguarense.

A reinauguração da Arena Itaguara será dia 13 de dezembro, quinta feira, às 19:00 horas, junto das comemorações dos 75 Anos da Cidade.

A partir de agora a capacidade para eventos esportivos será de 586 torcedores e 50 atletas. Para outros eventos, o aumento da capacidade ficará condicionada à aprovação de Projeto de Evento Temporário (PET) junto ao 2º Pelotão de Bombeiros Militar/Itaúna pelo responsável pelo evento.

O Município de Itaguara passa a contar com um espaço público diferenciado, único na região, para a prática de esportes e realização de eventos, com a garantia das condições de segurança e acessibilidade.

#PrefeituraDeItaguara #Itaguara75Anos #ArenaRuiAlbertoLara#ItaguaraParaTodos

Local: Itaguara